Medicina Integrativa
Medicina Integrativa
A Medicina Integrativa é a prática terapêutica que aborda de forma integral e completa o processo de cura do paciente, envolvendo sua mente, corpo e espírito. Ela combina a Medicina Convencional com as práticas de Medicina Complementares, que tenham se mostrado mais promissoras.
Programação Metabólica
Programação metabólica é o conceito de que todo o evento que acontece com o indivíduo, na vida intra-uterina e na lactação, pode ter repercussões na vida adulta. Por exemplo, se durante a gestação uma mulher ingere álcool, o feto pode ter repercussões tardias, como retardo do desenvolvimento em decorrência dos efeitos metabólicos do álcool sobre o cérebro do feto. Esse é um conceito atual, e extremamente relevante, em decorrência da pandemia de doenças crônico-degenerativas que a humanidade vivencia, como diabetes e hipertensão arterial sistêmica. Pesquisadores do mundo todo estudam os efeitos da exposição dos fetos à agentes externos como cigarro, fumo, excesso de açúcar (quando a mãe tem diabetes), deficiência de nutrientes (por exemplo folato), deficiência de ácidos graxos (por exemplo ômega 3).
Modulação Hormonal
O objetivo da modulação hormonal é resgatar o equilíbrio funcional do organismo de forma a impactar positivamente na nossa saúde.
Os hormônios são substâncias químicas “fabricadas” pelo nosso corpo e são responsáveis por diferentes funções biológicas. Vejamos dois exemplos para que fique mais fácil de entender a importância dos hormônios para a saúde: melatonina e cortisol.
A melatonina é um hormônio produzido na glândula pineal, que ajuda a preparar o organismo para dormir. Por isso, quando está em baixa no corpo, pode causar quedas na qualidade do sono e até mesmo a insônia.
Já o cortisol é considerado um hormônio do estresse. Aumenta os batimentos cardíacos, torna a respiração mais rápida e tensiona os músculos. Funciona como uma defesa a uma ameaça externa. Quando constantemente alto, pode gerar um quadro de esgotamento e queda da imunidade.
Existem mais de 50 hormônios agindo a todo o momento no nosso organismo. E eles precisam estar em níveis adequados para que nossa saúde e bem-estar não sejam afetados. Aqueles sintomas que vimos no começo deste conteúdo são apenas alguns exemplos de como o desequilíbrio hormonal pode nos afetar.